sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O valor da liberdade

"Mais val ser pardal na rua, que roxinol na prisão"

(A liberdade tem mais valor que muitas outras coisas)
Posted by Picasa

5 comentários:

José Vieira disse...

Carlos Rebola, não conhecia essa faceta. Acho o máximo. Parabéns por esse trabalho de juntar provérbios e a pedra. É cultura, e nossa.

Carlos Rebola disse...

José Vieira

Há uns tempos que, principalmente ao serão e duma forma infantil ilustro provérbios nos nossos burgaus (pedras com histórias). Agora resolvi fazer um blog onde as mostro a todos pensando nalgum interesse que possam ter, principalmente para as crianças que podem ter nos provérbios populares uma fonte, mais uma, para a sua formação integral.
Agradeço as tuas palavras de estímulo.

Um abraço
Carlos Rebola

Táxi Pluvioso disse...

Isso é agora. No meu tempo, para provar que as crianças são boas, como dizem os psicólogos, dávamos fisgadas nos pardais e nos seus ninhos. Sempre achei um bom exemplo da inocência e bondade das crianças, na psicologia pós-processo Casa Pia.

Carlos Rebola disse...

Amigo Táxi Pluvioso

O facto de se darem fisgadas nos pardais, talvez fosse, reminiscência da arte da caça como sobrevivência. Hoje as presas e os predadores são outros, refiro-me a casos como o "Casa Pia". As crianças em grupo, “como bandos de pardais” demonstram a sua liberdade, como aqueles.
As crianças nascem inocentes e boas, só que durante o desenvolvimento social muitas vezes são contaminadas pelos exemplos comportamentais "nefastos" dos adultos.

Um abraço
Carlos Rebola

José Vieira disse...

Muito interessante mesmo, mostrarei aos meus alunos.Didáctico, pedagógico. Infelizes daqueles que quando lhes apontamos a lua, olham para o dedo.