"Mais val ser pardal na rua, que roxinol na prisão"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Provérbios portugueses escritos e ilustrados em pedras "burgau". Com a minha interpretação esperando outros contributos interpretativos através de comentários dos visitantes. "Burgau" é uma pedra de formas arredondadas côncavas e convexas que muitas vezes se assemelham a conchas de bivalves e caramujos (caracóis do mar). Têm tamanhos pequenos e pesam entre centos de gramas a vários quilos, aparecendo envoltas em areias grossas e barros.
5 comentários:
Carlos Rebola, não conhecia essa faceta. Acho o máximo. Parabéns por esse trabalho de juntar provérbios e a pedra. É cultura, e nossa.
José Vieira
Há uns tempos que, principalmente ao serão e duma forma infantil ilustro provérbios nos nossos burgaus (pedras com histórias). Agora resolvi fazer um blog onde as mostro a todos pensando nalgum interesse que possam ter, principalmente para as crianças que podem ter nos provérbios populares uma fonte, mais uma, para a sua formação integral.
Agradeço as tuas palavras de estímulo.
Um abraço
Carlos Rebola
Isso é agora. No meu tempo, para provar que as crianças são boas, como dizem os psicólogos, dávamos fisgadas nos pardais e nos seus ninhos. Sempre achei um bom exemplo da inocência e bondade das crianças, na psicologia pós-processo Casa Pia.
Amigo Táxi Pluvioso
O facto de se darem fisgadas nos pardais, talvez fosse, reminiscência da arte da caça como sobrevivência. Hoje as presas e os predadores são outros, refiro-me a casos como o "Casa Pia". As crianças em grupo, “como bandos de pardais” demonstram a sua liberdade, como aqueles.
As crianças nascem inocentes e boas, só que durante o desenvolvimento social muitas vezes são contaminadas pelos exemplos comportamentais "nefastos" dos adultos.
Um abraço
Carlos Rebola
Muito interessante mesmo, mostrarei aos meus alunos.Didáctico, pedagógico. Infelizes daqueles que quando lhes apontamos a lua, olham para o dedo.
Enviar um comentário